quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Integração de Terminais de Transbordo e de Exportação - A Abordagem Log.One - Parte 2

No artigo anterior abordei o processo de exportação integrado a partir do momento em que a carga é agendada até sua descarga no terminal de transbordo. A seguir vou descrever a continuação até o momento do carregamento do navio, lembrando que durante todo o processo as informações contábeis acompanham a carga de forma transparente e estão disponíveis através de consultas e relatórios.

O carregamento do comboio de barcaças

O carregamento do comboio de barcaças pode ocorrer a partir dos armazéns ou diretamente do caminhão, inclusive simultaneamente, e o Log.One vai manter a ponderação da qualidade da carga e a associação das notas fiscais (NFs) com cada barcaça conforme o carregamento acontece, mantendo a proporcionalidade da NF em relação ao peso descarregado e a carga efetivamente carregada na barcaça.

A integração com as balanças de fluxo mantém o controle estrito do volume da carga em relação ao que foi pesado na descarga dos caminhões, permitindo inclusive comparativos entre o previsto e o realizado.

Uma vez carregadas todas as barcaças e liberado o comboio, o Log.One Terminal envia todas as informações relevantes (volume da carga e NFs por barcaça, qualidade da carga, previsão de chegada, etc.) permitindo que o terminal se planeje para aquela carga.

Além das informações da carga, o Log.One registra também informações sobre eventos corriqueiros e adversos no comboio (apontamento de eventos), informações de operação dos equipamentos e outros relevantes tanto para a operação do terminal, quanto para a geração de indicadores de performance, ou ainda para a eventual cobrança de serviços/reparações.

Observações:

  • Caso estejam disponíveis informações GPS sobre a localização do comboio durante o trajeto, o Log.One pode atualizar sua previsão de chegada, inclusive gerando alertas operacionais.

A descarga do comboio no terminal de exportação

Uma vez que as informações contábeis e operacionais já estão disponíveis o Log.One registra a chegada do comboio e os eventos de atracação de cada barcaça consolidando, em tempo real, as informações recebidas das balanças de fluxo (ou sistema de automação) com aquelas recebidas previamente do terminal de transbordo. Também em tempo real é a atualização dos estoques nos armazéns.

Uma vez recebida a carga, o Log.One envia as informações relevantes para o  módulo CCT do Siscomex. Esse envio pode ser configurado para ser feito de forma automática no recebimento completo do comboio ou manual, caso o terminal prefira revisar as informações que serão enviadas. Além desse envio de informações, o Log.One tem integração completa com o módulo recintos (substitui o ADE 2/2003), em todas as operações relevantes através do Log.One Previne.

A manutenção da carga no terminal

Durante a descarga do comboio, pode-se enviar a carga diretamente para o navio de destino e/ou para os depósitos. A carga presente nos depósitos passa por inventários de volume, qualidade, transferências entre proprietários e outras operações que demandam controles auditáveis, tanto operacionais quanto contábeis. O módulo de estoque comporta todos esses controles e contempla um grande número de relatórios detalhados ou consolidados, por proprietário, matriz/filiais, depósito, etc. 

O embarque da carga no navio

No Log.One usamos a expressão estada para denominar um período de um navio no terminal. Uma estada existe antes do navio fundear/atracar, ou até mesmo antes de ser conhecido o navio a ser embarcado (TBN) permitindo o planejamento do embarque antes da sua chegada ou mesmo da sua nomeação.

Para um embarque bem-sucedido, alguns planejamentos são essenciais e, conforme a complexidade de cada terminal, seu planejamento do embarque deve contemplar aspectos operacionais em conjunto com aspectos contratuais, que podem envolver multas ou prêmios (demurrage/dispatch).

Em termos de planejamento, o Log.One conta com vários níveis e escopos de planejamentos operacionais, que podem ou não ser usados conforme o processo operacional específico do terminal:

  • Ordem de operação - é a ligação entre o embarque e o contrato/ordem de venda, associando produtos, quantidades, proprietários, etc. com o embarque do navio.

  • Plano de operação - é o plano operacional do embarque da carga, indicando depósitos e volumes.

  • Sequência de operação - é o detalhamento do plano de operação, indicando a sequência de carregamento de cada porão. Geralmente esse sequenciamento é enviado para a automação.

Além destes planejamentos operacionais, o Log.One conta ainda com um planejamento de médio prazo, o Cenário de Line-up, onde é possível fazer múltiplas simulações do line-up com base em parâmetros do terminal (marés, pranchas de embarque, deadweight dos berços, etc.), fluxo da carga prevista para chegar e estadas previstas. Nesse planejamento é possível simular os prazos de chegada, carregamento e liberação dos navios, seu demurrage/dispatch e até mesmo saber quando um embarque vai ser atrasado pela falta de um produto, através da visão do fluxo da carga. Conhecidas as simulações, pode-se efetivar aquela mais interessante como sendo o line-up oficial do período.

A operação de embarque

Uma vez que o navio atracou, todos os fatos relevantes são registrados tanto como histórico para eventual auditoria como para a emissão de documentos (Statement of Facts) e cobrança de serviços (reparos, suprimentos, etc.). 



Durante o processo de embarque os apontamentos da operação são capturados a partir da automação ou diretamente das balanças de fluxo e as informações de estoque, qualidade, operação dos equipamentos e outras são atualizadas em tempo real, estando disponíveis para serem apresentadas em consultas e dashboards diversos.

Findo o embarque e outros procedimentos operacionais, o módulo de documentação portuária coleta as informações da estada do navio, emite os documentos e os anexa à estada, mantendo versões e histórico dessas emissões. 

Finalização da estada do navio

Após a desatracação e finalização da estada, outros procedimentos são executados manual ou automaticamente (conforme configuração) pelo Log.One:

  • Associação das NFs com as DU-e e NFs de exportação.

  • Correção de apontamentos com base nas arqueações.

  • Envio de informações para o Siscomex, ERPs, BIs e outros sistemas.

  • Bloqueio das informações da estada: a partir de agora, somente perfis autorizados podem fazer alterações naquela estada.

Outros módulos

Apesar de não ter citado nesses dois textos por questões de objetividade, o Log.One contempla outros módulos complementares, tais como: Planejamento Estratégico, Cobrança de Serviços Portuários e Portal do Cliente, sendo que esse último permite que o cliente do terminal tenha acesso autônomo a informações atualizadas da sua carga durante todo o processo, desde o agendamento do caminhão até o embarque do navio.

Nenhum comentário: