quarta-feira, 29 de julho de 2020

OCR de Baixo Custo na Logística de Carga Granel

O uso do OCR no recebimento e liberação de caminhões e vagões já é disseminado nos terminais alfandegados por conta principalmente da legislação que rege nesse tipo de terminal. Por outro lado, o alto custo das soluções de OCR inibe o seu uso em outros tipos de terminais e em outros pontos do processo, além do recebimento e liberação desses modais.

O principal objetivo da Log.One ao incorporar o OCR aos seus produtos foi exatamente permitir que essa tecnologia tão interessante na diminuição de falhas e fraudes pudesse ser disseminada de forma ampla entre seus clientes e entre vários pontos dos processos que, até então, não poderiam ser cobertos.
Basicamente em qualquer tela onde se digite uma placa de caminhão ou identificação de outro veículo (vagão, barcaça, etc.) com o veículo presente, o OCR pode ser incorporado para substituir a digitação e associar a foto do veículo ao ponto do processo, agregando a diminuição da falha humana (OCR) a uma prática antifraude (foto do veículo).

No pátio de espera e triagem de caminhões, além do uso tradicional do OCR na recepção de caminhões no pátio, com câmeras fixas próximas à cancela, o Log.One Agendamento oferece a possibilidade de uso integral, inclusive com o OCR, no celular. Essa mobilidade é positiva também no momento da triagem, quando o responsável pode se deslocar pelo pátio, se necessário.

A classificação da carga é outro ponto onde a mobilidade é interessante e nesse caso o celular pode ser usado como “câmera móvel” do computador que está ligado aos equipamentos de medição das amostras. Enquanto o computador deve ficar fixo, ligado aos equipamentos, o celular pode circular entre os caminhões e vagões fazendo o registro das placas que estão sendo classificadas, garantindo a associação da identificação e foto do veículo às amostras que estão sendo medidas no momento da classificação. Se a operação é de descarga, tem-se também a cancela do tombador que pode ser aberta de forma automática para o caminhão que esteja no tombador certo. Em tempos de aumento na necessidade de aumento do controle e da garantia de qualidade da carga, esses avanços são bastante interessantes.

Além desses e outros cenários típicos de modais terrestres, o OCR também pode ser usado no registro de atracação/desatracação de barcaças, registro da arqueação do navio, registros de movimentações internas entre depósitos e muitas outras situações onde antes seria proibitivo o uso do OCR e registro fotográfico em função do custo.

Nenhum comentário: